Para refletir
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
- Salmos 40:1
Introdução
Olá pessoal, como vão os estudos? Hoje daremos continuidade as aulas sobre as 4 operações básicas. Na aula passada falamos sobre a Adição, a operação que nos permite fazer somas. Ademais, na aula de hoje falaremos sobre a Subtração, a operação inversa da Adição.
O que é a Subtração?
A Subtração, como já foi dito, é a operação inversa da Adição. Ou seja, se com a adição podemos adicionar, com a subtração nós podemos diminuir. O símbolo usado para representar a Subtração é o menos (-). Ademais, ao fazer uma subtração, a parte inteira é chamada de minuendo, a parte retirada é chamada de subtraendo e o resultado é chamado de resto ou diferença.
Voltando ao exemplo das maçãs da aula passada, digamos que depois de você e seu amigo terem juntado suas maçãs, você resolve pegar as suas maçãs de volta. Logo, como o total é de cinco maçãs e você quer retirar duas maçãs, ao serem retiradas sobrará apenas três maçãs, que serão as do seu amigo.
5-2=3
Tabuada
Assim como a adição, a subtração também tem sua tabuada. Recomendo que você faça bastante as contas da tabuada, pois isso irá lhe ajudar bastante. Esconda os resultados e tente resolver sem ver as respostas. Desafie-se cada vez mais!
Subtração de números naturais
Armar uma conta de subtração não é muito diferente de armar uma conta de adição, basta alinhas as colunas do jeito correto, como vimos na aula passada, e colocar o sinal de menos (-) invés do sinal de mais (+). Se você ainda não leu o artigo sobre a Adição, clique aqui e saiba mais.
Depois de armar a conta, basta resolver, subtraindo unidade com unidade, dezena com dezena e assim por diante. Lembrando que deve-se começar de trás pra frente, ou seja, da direita para esquerda.
Em alguns casos será necessário subtrair um número maior do que pode ser subtraido normalmente. O que fazer quando isso acontece? Simples, se você não pode subtrair, então é só "pegar emprestado" com o seu vizinho da esquerda. Veja o exemplo abaixo:
Para que seja melhor compreendido, iremos fazer uma análise da operação que acabamos de fazer.
- Começando pela casa das unidades, podemos notar que não podemos subtrair 9 de 0, então temos que pegar emprestado com o vizinho da esquerda das unidades.
- Porém, o seu vizinho não tem nada para poder emprestar, então para que ele possa emprestar para as unidades ele tem que pegar emprestado com a casa das centenas.
- Então, a centena empresta 1 para a dezena, que acaba ficando com 10. Como ela pegou emprestado para poder emprestar para as unidades, então ela fica com 9 e empresta 1 dezena para as unidades , que agora se torna um 10.
Agora podemos terminar de fazer a conta normalmente, começando pela casa das unidades até a casa das centenas.
- 10-9=1;
- 9-9=0;
- E por fim, repetimos o 0 das centenas.
Notem que eu não coloquei os zeros que vem antes do 1, pois os zeros à esquerda não tem nenhum valor nesse caso. Assim, podemos desconsiderá-los e colocar apenas 1 como resultado.
Conclusão
Enfim chegamos ao fim de mais uma aula, espero que tenham gostado. Para fixar o conteúdo estarei deixando uma pequena lista de exercícios para vocês.
Bons estudos!
que post maravilhoso, você arrasa! <3
ResponderExcluirObrigado pelo apoio! =D
ExcluirMuito obrigado! Logo publicarei novas postagens.
ResponderExcluir