Subtração - Aula 2

Para refletir


Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

- Salmos 40:1


Introdução

Olá pessoal, como vão os estudos? Hoje daremos continuidade as aulas sobre as 4 operações básicas. Na aula passada falamos sobre a Adição, a operação que nos permite fazer somas. Ademais, na aula de hoje falaremos sobre a Subtração, a operação inversa da Adição.

O que é a Subtração?

A Subtração, como já foi dito, é a operação inversa da Adição. Ou seja, se com a adição podemos adicionar, com a subtração nós podemos diminuir. O símbolo usado para representar a Subtração é o menos (-). Ademais, ao fazer uma subtração, a parte inteira é chamada de minuendo, a parte retirada é chamada de subtraendo e o resultado é chamado de resto ou diferença.

Voltando ao exemplo das maçãs da aula passada, digamos que depois de você e seu amigo terem juntado suas maçãs, você resolve pegar as suas maçãs de volta. Logo, como o total é de cinco maçãs e você quer retirar duas maçãs, ao serem retiradas sobrará apenas três maçãs, que serão as do seu amigo.

5-2=3

Tabuada

Assim como a adição, a subtração também tem sua tabuada. Recomendo que você faça bastante as contas da tabuada, pois isso irá lhe ajudar bastante. Esconda os resultados e tente resolver sem ver as respostas. Desafie-se cada vez mais!

Tabuada de Subtração - Space Math

Subtração de números naturais

Armar uma conta de subtração não é muito diferente de armar uma conta de adição, basta alinhas as colunas do jeito correto, como vimos na aula passada, e colocar o sinal de menos (-) invés do sinal de mais (+). Se você ainda não leu o artigo sobre a Adição, clique aqui e saiba mais.

Subtração

Depois de armar a conta, basta resolver, subtraindo unidade com unidade, dezena com dezena e assim por diante. Lembrando que deve-se começar de trás pra frente, ou seja, da direita para esquerda.

Subtração(1)

Em alguns casos será necessário subtrair um número maior do que pode ser subtraido normalmente. O que fazer quando isso acontece? Simples, se você não pode subtrair, então é só "pegar emprestado" com o seu vizinho da esquerda. Veja o exemplo abaixo:

Subtração(3)

Para que seja melhor compreendido, iremos fazer uma análise da operação que acabamos de fazer.

  • Começando pela casa das unidades, podemos notar que não podemos subtrair 9 de 0, então temos que pegar emprestado com o vizinho da esquerda das unidades.
  • Porém, o seu vizinho não tem nada para poder emprestar, então para que ele possa emprestar para as unidades ele tem que pegar emprestado com a casa das centenas.
  • Então, a centena empresta 1 para a dezena, que acaba ficando com 10. Como ela pegou emprestado para poder emprestar para as unidades, então ela fica com 9 e empresta 1 dezena para as unidades , que agora se torna um 10.

Agora podemos terminar de fazer a conta normalmente, começando pela casa das unidades até a casa das centenas.

  • 10-9=1;
  • 9-9=0;
  • E por fim, repetimos o 0 das centenas.

Notem que eu não coloquei os zeros que vem antes do 1, pois os zeros à esquerda não tem nenhum valor nesse caso. Assim, podemos desconsiderá-los e colocar apenas 1 como resultado.

Conclusão

Enfim chegamos ao fim de mais uma aula, espero que tenham gostado. Para fixar o conteúdo estarei deixando uma pequena lista de exercícios para vocês.

via GIPHY

Bons estudos!

Referências


Paypal badge Instagram badge Github badge Pinterest badge Linkr badge

Comentários

Postar um comentário

Você também pode gostar